Início Bahia Conselhos para quem planeja comprar um imóvel

Conselhos para quem planeja comprar um imóvel

Por Reginaldo Spínola

Confira algumas dicas valiosas que preparamos para te ajudar a comprar um imóvel com segurança.

De fato, as sensações de liberdade, autonomia e tranquilidade que envolvem a posse de um imóvel são impagáveis. Em contrapartida, as negociações financeiras que abrangem a compra de uma propriedade requerem o desembolso de valores altos.
Sem dúvidas, além de dinheiro, a conquista da casa ou apartamento próprio requer um comprometimento de longo prazo (principalmente nos casos de financiamento), planejamento, pesquisa, conhecimento do mercado, etc.
Se você planeja comprar um imóvel de maneira segura e livre de futuros transtornos e arrependimentos, siga com a gente e confira as dicas que preparamos para você!

5 Conselhos para quem planeja comprar um imóvel


  1. Defina o melhor tipo de imóvel para você

    Antes de mais nada, é necessário ter em mente qual tipo de imóvel mais se adequa ao seu presente e, principalmente, ao seu futuro.
    Por exemplo, se você deseja se casar, aumentar a família ou morar com vários pets, o ideal é buscar por casas em Salvador, visto que esse formato costuma ser mais aberto e espaçoso.
    Entretanto, se você preza por praticidade e deseja um imóvel mais compacto e aconchegante, comece a pesquisar por apartamentos.
    Nesse momento, também é preciso considerar o número de cômodos, metragem e diferenciais que os espaços devem ter. O mais indicado é realmente colocar todas as suas condições no papel para filtrar pelos imóveis mais satisfatórios para você.
  2. Considere a sua condição financeira
    Não transforme o sonho da compra de um imóvel em um pesadelo. Aja de acordo com a sua realidade financeira e busque por transações ou financiamentos que caibam no seu bolso e, preferencialmente, não comprometam mais do que 25% da sua renda mensal.
    É importante levar em conta que a compra de uma propriedade sempre envolve outros gatos como taxas, documentação, serviço de mudança, possíveis reformas, mobílias, decorações, etc.
  3. Tenha um olhar atento
    Já pensou comprar um imóvel e somente no dia da mudança descobrir que a vaga da garagem é muito pequena para o seu veículo? Esse tipo de frustração é muito comum, principalmente, nos casos dos compradores que deixam toda a negociação por parte da imobiliária e esquecem de averiguar algumas questões básicas – e fundamentais.
    De fato, encontrar o imóvel ideal não é tarefa fácil. Todo esse processo envolve muita paciência e disponibilidade de tempo para visitar as propriedades, analisar a infraestrutura da região e fazer a melhor escolha possível.
  4. Pense como um investidor
    Comprar apartamentos, casas em condomínios, sobrados ou, até mesmo, terrenos, são realizações que, muitas vezes, excedem o nosso lado racional. É preciso tomar muito cuidado para não deixar as emoções prejudicarem a sua negociação.
    Para isso, sempre que for visitar ou negociar um imóvel, pense e comporte-se como um investidor.
    A propriedade pode parecer ótima, mas, caso ela precise de reparos estruturais ou esteja localizada em uma área pouco valorizada, repense.
    Além disso, também é importante ir além das informações da internet e buscar pelo histórico de preço por metro quadrado, a data de construção, a acessibilidade, a segurança da região, etc., para garantir informações mais precisas e completas.

5. Pesquise sobre a imobiliária e o corretor
Por fim, mas não menos importante, é fundamental lembrar que a negociação de uma casa envolve um bem de alto valor, por isso, é imprescindível contar com serviços e profissionais certificados e bem indicados para facilitar a realização do seu sonho.
Por isso, tome muito cuidado com os corretores e imobiliárias que contratar. De preferência, converse com amigos ou familiares que já compraram casas ou apartamentos na sua cidade e peça indicações. Assim, você garante bem mais tranquilidade e ainda economiza tempo em relação a todo o processo de compra.

Enfim, gostou dos conselhos para quem planeja comprar um imóvel? Conte para nós nos comentários e caso esse artigo tenha sido útil para você, compartilhe-o em suas redes sociais. Com certeza, essas informações podem ajudar muitas pessoas que estão buscando por casas e apartamentos à venda.

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade