Início Bahia Festival de Canoagem reúne atletas e coloca Itapetinga no circuito regional da modalidade

Festival de Canoagem reúne atletas e coloca Itapetinga no circuito regional da modalidade

Por Reginaldo Spínola

Os itapetinguenses foram ao Parque Poliesportivo da Lagoa para acompanharem o I Festival Itapetinga de Canoagem, na tarde deste domingo. Vinte e dois atletas de Ubaitaba (terra do campeão Isaquias Queiroz) vieram ao município para disputarem provas de 200m, com caiaques e canoas individuais.

“Nós estamos muito felizes em estar oficialmente apresentando a modalidade para o município. Para mim, como Federação, é um prazer estar disseminando a canoagem em todas as regiões e aqui é excelente para a prática da canoagem: o lago é propício, tem uma dimensão de um pouco mais de 300m, que dá p a gente fazer uma das provas olímpicas que é de 200m”, afirmou Camila, representante da Federação Baiana de Canoagem.

A canoagem é um esporte disputado em Jogos Olímpicos desde a edição de 1936, em Berlim. Há mais de trinta anos na Bahia, a modalidade chega a Itapetinga com o objetivo de fixar-se, expandir-se na região sudoeste e servir como mais uma ferramenta para revelar talentos e transformar vidas.

“Uma escolinha de canoagem vai além dos limites imaginados. Atrai muita criança que está em casa, pensando em fazer o que não é correto, a praticar um esporte, revelando talentos e ajudando suas famílias”, disse o atleta Lucas Queiroz, irmão do campeão olímpico Isaquías Queiroz.

Avaliado em maio pela federação baiana e confederação brasileira como um lugar apto a receber o esporte em provas de 200m, o Parque da Lagoa encantou pela beleza, centralidade e qualidade das águas.

“Foi um prazer poder realizar o evento e, principalmente, poder trazer a Itapetinga mais uma modalidade esportiva que promoverá saúde, bem estar e transformação social”, disse o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jailson Santana.

“Desde a primeira gestão, eu me incomodava com a ociosidade de um espaço como o Parque da Lagoa. A gente tem feito intervenções que têm dado mais vida ao local, oferecido novas fontes de lazer e, principalmente, promovido saúde e bem estar aos itapetinguenses. Uma cidade boa de se viver é aquela que a população ocupa todos os seus espaços. Hoje, a gente pode ocupar também as águas do lago com um esporte olímpico que capaz trazer projeção regional ao município”, disse o prefeito Rodrigo Hagge ao parabenizar a equipe e atletas e contar que confederação já estuda trazer para Itapetinga uma etapa do campeonato baiano que deverá ocorrer em outubro ou novembro. // Itapetinga Notícias

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade