Dezenas de gestores de diversos municípios, entre eles o prefeito de Itambé Candinho Araújo, se reuniram na última sexta-feira (30) para discutir a formação da Frente Integra Sudoeste, uma proposta de unir a região em torno de pautas e projetos que propiciem o desenvolvimento integrado.
Avaliado por Candinho como um importante passo para o futuro da região Sudoeste, o encontro aconteceu no auditório do Cemae, em Vitória da Conquista, onde foi discutida a formatação dessa instância suprapartidária que pretende aproveitar as potencialidades de cada cidade e desenvolver a região como um todo.
O encontro teve a participação especial do prefeito de Petrolina (PE), Miguel Coelho, que também é secretário-geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), e vai apresentar os benefícios da integração dos municípios para o desenvolvimento regional. Petrolina é um dos municípios que mais crescem no Norte e Nordeste e vem experimentando grandes avanços nos últimos anos.
A ideia da Frente Integra Sudoeste nasceu do entendimento entre a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, e do prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, que é ex-governador do estado da Bahia. Os dois avaliaram que há muitas demandas comuns dos diversos municípios e projetos que, tendo investimentos, resultariam em ganho para toda a região.
Durante a programação, Candinho e demais gestores presentes sugeriram pautas relacionadas aos seus municípios e defenderam a importância da união dos para o desenvolvimento regional. A reunião contou com a participação de 24 prefeitos.
Entre as pautas comuns apontadas durante o evento estão a duplicação da BR-116, a construção da Barragem do Rio Pardo, o fortalecimento da cafeicultura e ovinocultura, revitalização e ampliação do setor agropastoril, além da criação do polo têxtil. Os municípios que compõem a Frente Integra Sudoeste estão na macrorregião de saúde definida pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).