Início Curiosidades Cinco municípios no Sudoeste tiveram redução populacional em 2021, segundo o IBGE

Cinco municípios no Sudoeste tiveram redução populacional em 2021, segundo o IBGE

Por Reginaldo Spínola

Os municípios de Encruzilhada, Caatiba, Ribeirão do Largo, Maetinga e Potiraguá localizados na região de Vitória da Conquista, diminuíram seu contingente populacional em 2021. A lista não é baseada em censo ou pesquisa e foi construída pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nas Estimativas das Populações que, por lei, precisam ser divulgadas anualmente. Para definição do ranking, o IBGE fez uma projeção através de um cálculo que é baseado na tendência de crescimento apresentada pelos municípios nos últimos censos demográficos e no quantitativo geral da população da Bahia.

Maetinga é destaque entre os municípios que mais perderam cidadãos ao longo do ano, segundo o cálculo matemático que usa os censos de 2000 e 2010 e a população projetada do estado em 2018 para gerar a tendência de crescimento. O município que teve uma redução na população de 13,68% no levantamento, seguida por Ribeirão do Largo com 8,37% de encolhimento e Barra do Mendes com 5,10% de queda. No fim de 2020, 2.764 cidadãos residiam em Maetinga. Agora, o número caiu para 2.386 e manteve a cidade como a menor em população de toda a Bahia.

Em Ribeirão do Largo, a queda foi menor em porcentagem e maior em números totais. Saiu de 5.343 para 4.896. Em Barra do Mendes, eram 13.833 moradores e, agora, são 13.128.

A supervisora de disseminação de informações do IBGE, Mariana Viveiros, explica essa evasão perene em cidades menores. “De forma geral, as cidades muito pequenas não conseguem reter a população porque, muitas vezes, tem uma economia sem dinamismo e se baseiam, basicamente, em administração pública. Além disso, não oferecem oportunidades de trabalho e nem a opção de continuação dos estudos para jovens que costumam sair desses lugares”, conclui.

Veja as dez cidades que mais diminuíram:

Itambeagora@gmail.com

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade