Início Covid-19 Itambé: Aulas semipresenciais começam no próximo dia 18 de outubro na Rede Municipal de Ensino

Itambé: Aulas semipresenciais começam no próximo dia 18 de outubro na Rede Municipal de Ensino

Por Reginaldo Spínola

Observando a queda nas taxas de contaminação pela covid-19, a diminuição na taxa de hospitalizações e mortes pela doença, além do avanço da vacinação, a Prefeitura Municipal de Itambé, através da Secretaria de Educação, decidiu pela retomada das atividades presenciais no município. Conforme o Protocolo de Retorno construído pela SMEC, o reinicio do ano letivo no formato semipresencial ocorrerá de forma escalonada e gradual.

O retorno está programado para o próximo dia 18 de outubro. Nesta primeira etapa, apenas os alunos matriculados nas turmas de 8º e 9º ano devem voltar para a sala de aula. Esta fase terá duração de duas semanas e tem o objetivo de avaliar de forma cuidadosa e criteriosa, a implementação do protocolo de biossegurança.

Após este período, serão convocados para a retomada das atividades letivas no modelo semipresencial, os estudantes do 5º ao 7º ano. Em novembro, as turmas do Ensino Fundamental I, da Educação Infantil e da Educação Especial retomarão às suas atividades, concluindo o planejamento realizado pela SMEC.

É importante ressaltar que o protocolo de reabertura da SMEC está baseado em dois eixos fundamentais, o Eixo de Biossegurança e o Eixo Cognitivo, abrangendo todas as modalidades de ensino, ou seja, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, e Educação Especial e Inclusiva.

De acordo com a secretária de Educação Mailza Soares, as orientações foram elaboradas a partir dos protocolos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria Estadual da Educação e Secretaria Municipal da Saúde.

No documento, estão incluídas as medidas gerais segurança como distanciamento das cadeiras, uso de álcool em gel, uso obrigatório de máscara, entre outras regras. Além disso, estão compreendidos os protocolos voltados ao transporte escolar, às áreas comuns das unidades escolares, à higiene e limpeza ambiental, ao fluxo (entrada e saída da escola), ao horário de atendimento, à distribuição da merenda escolar, à comunicação com as famílias, além das ações de formação e treinamento dos profissionais.

Para ter acesso a todas as informações contidas no Protocolo de Retorno às Aulas Presenciais do Município de Itambé, clique aqui.

Itambeagora@gmail.com

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade