Buscando reforçar a segurança dos estudantes, professores e demais funcionários da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Itambé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, elaborou um Protocolo de Retorno às Aulas Presenciais. A volta dos alunos às salas de aula acontecerá a partir do dia 27 de setembro de forma gradual, através da modalidade semipresencial, incialmente, com as turmas do 8º e 9º ano.
O protocolo de retorno às aulas está publicado no site oficial da Prefeitura de Itambé. As determinações contidas no documento são frutos do trabalho do Comitê criado na Secretaria de Educação com a participação da Equipe Técnica e Pedagógica, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Administração, Secretaria Municipal de Finanças e Conselho Municipal de Educação.
Conforme a publicação, o protocolo de reabertura está baseado em dois eixos fundamentais, o Eixo de Biossegurança e o Eixo Cognitivo, abrangendo todas as modalidades de ensino, ou seja, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, e Educação Especial e Inclusiva.
De acordo com a secretária de Educação Mailza Soares, as orientações foram elaboradas a partir dos protocolos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria Estadual da Educação e Secretaria Municipal da Saúde.
No documento, estão incluídas as medidas gerais segurança como distanciamento das cadeiras, uso de álcool em gel, uso obrigatório de máscara, entre outras regras. Além disso, estão compreendidos os protocolos voltados ao transporte escolar, às áreas comuns das unidades escolares, à higiene e limpeza ambiental, ao fluxo (entrada e saída da escola), ao horário de atendimento, à distribuição da merenda escolar, à comunicação com as famílias, além das ações de formação e treinamento dos profissionais.
Para ter acesso a todas as informações contidas no Protocolo de Retorno às Aulas Presenciais do Município de Itambé, clique aqui.