Início Economia PIX: Novas regras serão implementadas; veja o que muda

PIX: Novas regras serão implementadas; veja o que muda

Por Reginaldo Spínola

Recentemente, o Banco Central (BC) anunciou que o seu sistema de pagamentos instantâneos, o PIX, sofreria algumas mudanças. Na ocasião, foi determinado que as transações realizadas com a ferramenta seriam limitas, com valor de até R$ 1 mil entre as 20h e 5h.

Além dessas alterações, a partir desta sexta-feira (29), os usuários que queiram fazer um PIX deverão se atentar aos novos requisitos que, segundo o BC, trarão mais facilidade para a realização das operações.

 

NOVAS MUDANÇAS

Nesta sexta-feira (29), o BC vai implementar o open banking. O serviço possibilitará que o sistema compartilhe rapidamente e com segurança os dados de pagamentos, a fim de trazer mais agilidade nas compras realizas na internet com o PIX.

Embora a mudança seja pequena, é de grande valor para a modernidade do sistema financeiro. Portanto, a partir de amanhã, os consumidores poderão realizar pagamentos via PIX de compras em sites de e-commerce sem precisar acessar o aplicativo do banco.

Para fins de esclarecimento, utilizemos o exemplo do aplicativo de delivery iFood. Quando o usuário faz um pedido para pagar via Pix recebe uma chave ou código ou QR Code. Na prática, o sujeito deve sair do aplicativo para acessar a conta do banco e realizar o pagamento.

Porém, com a nova ferramenta, ao escolher por pagar pelo Pix o usuário informará apenas a sua chave de identificação (CPF, e-mail, telefone, aleatória), que a plataforma efetuará o pagamento convocando o banco a realizar o débito.

Vale ressaltar que antes da operação ser realizada, a instituição financeira disponibilizará todas as informações e detalhes da compra para que o cidadão possa verificar. // NoticiasConcursos

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade