Início Brasil Tem que unir “ciências” para enfretar “desastre” da crise hídrica, diz secretário nacional da Defesa Civil

Tem que unir “ciências” para enfretar “desastre” da crise hídrica, diz secretário nacional da Defesa Civil

Por Reginaldo Spínola

Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, o coronel Alexandre Lucas convocou todas as esferas do poder público e diferentes campos “das ciências”, para tentar minimizar o impacto da estiagem no Brasil, que ameaça instaurar uma crise hídrica e energética sem precedentes na história recente.

“Precisamos de uma ação conjunta, com todos os atores, as companhias de água, institutos do meio ambiente, secretaria da agricultura […] tem que juntar todas as ciências para enfrentar esse desastre dessa natureza, uma situação de emergência decretada da estiagem”, afirmou em conversa com a imprensa na manhã desta sexta-feira (8), durante a entrega de uma geomanta no bairro da Fazenda Grande do Retiro, em Salvador.

Segundo o titular da pasta, esta é a “pior estiagem dos últimos 90 anos” e que pode ser necessário que em um futuro próximo todos façam o “racionamento” da água, para combater a “situação climática extrema” a que chegou o país.

“Nesse momento, a situação é a de pior estiagem dos últimos 90 anos e é preciso que todos os órgãos e a população se junte, pois, a situação climática é extrema. É preciso que todas as ações de resposta sejam adotadas e, às vezes, até o racionamento”, pondera.

O coronel ressalta que mesmo diante de um sistema complexo e particular a cada município e estado, o Ministério de Minas e Energia é responsável pelo comando das diretrizes e ações voltadas para o setor, e assim adotar medidas que evitar a obrigatoriedade de racionar a água de forma sistemática para evitar a escassez a curto prazo.

“Eles [Ministério de Minas e Energia] tem condições, através de uma gestão, de ir manejando todo esse sistema para não ter racionamento. Mas isso é uma gestão com seus pares, dos estados e municípios”, salienta. // BNews

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade