Início Curiosidades Canais ficam com água azul fluorescente no litoral de SP e cor surpreende moradores e autoridades

Canais ficam com água azul fluorescente no litoral de SP e cor surpreende moradores e autoridades

Por Reginaldo Spínola

O descarte irregular de tinta em um bueiro de Santos, no litoral de São Paulo, deixou dois canais da cidade completamente azuis, no bairro José Menino, durante a tarde desta sexta-feira (26). A coloração fluorescente chamou atenção de moradores e pessoas que passavam pelo local, além de mobilizar autoridades do Meio Ambiente.

O caso ocorreu em um canal localizado na Avenida Barão de Penedo, via paralela à General Francisco Glicério, e também no Canal 1, na Avenida Pinheiro Machado, próximo à praia. As primeiras informações apontavam que a tonalidade azul poderia ter sido provocada por algum vazamento tóxico que havia atingido os canais da cidade.

O morador Ricardo Brito tem casa muito próximo ao Orquidário Municipal e registrou algumas imagens que mostram a cena inusitada, vista da janela de seu apartamento, por volta das 10h30 desta sexta. Ao g1, ele contou que toda a extensão do canal estava daquela cor, o que rapidamente chamou a atenção de centenas de pessoas.

“Era um azul bem forte. La da frente [próximo ao Canal 1] até a frente do Orquidário”, afirma. Ainda segundo ele, próximo das 13h30, a coloração da água começou a clarear, no entanto, ainda é possível ver que o canal continua azul.

De acordo com a prefeitura, fiscais da Secretaria de Meio Ambiente de Santos já estão no local e identificaram que o descarte irregular de tinta em um bueiro fez com que o produto se espalhasse em parte da rede de drenagem até atingir um trecho do Canal 1. A fiscalização está apurando o autor da infração, o dano ambiental e as respectivas penalidades.

 

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) afirmou que não foi acionado. Já a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) não informou se há equipes no canal até a última atualização dessa matéria. // G1Globo

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade