Início Bahia Halloween Fest 2021 do Grupo Artes Cênicas bate recorde de público

Halloween Fest 2021 do Grupo Artes Cênicas bate recorde de público

Por Reginaldo Spínola

Devido a pandemia do Covid a rotina de todos foi alterada, e no mundo artístico não foi diferente. Para marcar o retorno, o Grupo Artes Cênicas realizou durante os dias 13 e 14 de novembro, no Espaço Barmen, do Guiguiu, o HALLOW FEST/2021, numa versão à brasileira, que bateu recorde de público comparada a outras edições.

Em 2020 não houve a realização, mas o Grupo se reinventou e inovou para se manter conectado com o seu público. Com o retorno escalonado das atividades do setor cultural, a Companhia reiniciou suas ações culturais presenciais no último fim de semana.

O objetivo foi resgatar as figuras do folclore brasileiro, valorizar e difundir a tradição oral, a cultura popular e infantil, os mitos e as lendas brasileiras, como é feito na cultura norte-americana, que comemora o Dia das Bruxas (ou Halloween).

No primeiro dia, as atrações Tóxic Clowns, Neguinho Paredão, DJ Gui e Maderada Vip animaram o público presente, que o ovacionou o show dos artistas.

Com um júri técnico presidido pelo ator, Uellyton Richard; pelo figurinista, Gabriel Labouré e o promoter Jorge Campos, o Concurso de Fantasias foi um espetáculo à parte. Os jurados selecionaram e classificaram sete proponentes/fantasias que foram presenteados com brindes pelos apoiadores do evento: 1º. lugar: Exu Caveira; 2º. lugar: Freira; 3º. lugar: Espanhola; 4º. lugar: Homem Caveira; 5º. lugar: Coringa; 6º. lugar: Freira Bruxa e 7º. lugar: Mulher Caveira.

O público resgatou através de suas fantasias elementos e figuras folclóricas: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, diabinha, fada, coelhinha, pirata, mago, enfermeira, caipira e até personagens como Batman, Frozen e Chapeuzinho Vermelho.

As crianças também participaram da festa, no segundo dia o público infantil correspondeu ao convite que contou com a participação da brincante Dany Recrearte, com pintura facial, brincadeiras e muita diversão.

Com a ajuda e/ou presença dos pais e usando fantasias a criançada compareceu à rigor e abrilhantou o Halloween Kid’s. Felizes, terminaram o domingo, com sacos cheios de guloseimas, algodão-doce, balas, chicletes, pirulitos e doces.

“Não há em nós perspectivas sobre o processo de aculturação americana, tão pouco o objetivo de propagar um primevo ritual pagão. O Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado. Em 2005, foi criado o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro), e o evento valorizou um dos maiores elementos de nossa cultura. Não é à toa a imagem do saci com a frase: “Que raloín, que nada!”. Trata-se de uma festa interativa, onde o público torna-se espetáculo”, lembrou o idealizador e diretor-artístico do Coletivo, Matheus Cerqueira, que agradeceu a todos os colaboradores que incentivaram para que o projeto fosse exitoso. Na oportunidade, Matheus confirmou a edição em 2022.

A organização do evento cumpriu os protocolos sanitários e solicitou do público a utilização de máscaras como acessórios nos look’s; além de disponibilizar na portaria um termômetro digital para aferição de temperatura e pulverizador borrifador de álcool.

A comissão da festa formada por Jhordan Britto; Geovanna Britto; Hivonete Costta; Víttor Gabriel Britto; Haylla Souza; Marcelo Oliveira; Rainan Porto e Júlio César Pires avaliam como positivo essa ação, porque agregam várias possibilidades como retorno das atividades culturais; formação de plateia; campanha de popularização do teatro e captação de recursos para fomentar futuros projetos da Cia.

Idealização: Matheus Cerqueira.  Organização: Rainan Porto. Colaboração:   Manoel Dias. Produção: Jhordan Britto. Promoção: Associação Cultura Artística. Correalização: Tablado & Cia. Realização: Grupo Artes Cênicas.

Dentre os apoiadores: Guiguiu; Rádio Luz Fm; Dr. Ageu Pimentel; Armarinho Spínola; Açaiteria; Açaiteria Bom Gosto; Playart Comunicação Visual; Itambé Vídeos e Prefeitura Municipal de Itambé.

Galeria de fotos

Itambeagora@gmail.com

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade