Início Noticias Município de Itambé realiza a limpeza do “lixão” e constrói Sistema de Vala Controlada

Município de Itambé realiza a limpeza do “lixão” e constrói Sistema de Vala Controlada

Por Reginaldo Spínola

Fortalecendo o compromisso e a responsabilidade com as questões ambientais, há cerca de duas semanas, a Prefeitura de Itambé iniciou uma ação de limpeza geral do “lixão”, localizado nas proximidades da BA-263. A ação tem o intuito de cumprir as adequações necessárias para o gerenciamento dos resíduos sólidos no município, com base nas orientações do Instituto Nacional de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Junto a essa iniciativa, com a parceria da equipe do Departamento Municipal de Estradas, a Prefeitura também está construindo um Sistema de Vala Controlada, que busca assegurar o armazenamento apropriado do lixo produzido em toda cidade. A ação está sendo conduzida e fiscalizada pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e acompanhada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Bruno Lopes.

Ciente da responsabilidade da Administração Municipal com as questões ambientais, o prefeito Candinho Araújo tem delineado um planejamento para acabar com esse problema que vem sendo enfrentado pelo Município há anos. “Historicamente, o lixo produzido em Itambé sempre foi depositado a céu aberto, sem controle e monitoramento. O objetivo das ações atuais é reduzir ao máximo os impactos causados ao meio ambiente e evitar danos à saúde pública”, explicou o prefeito.

Conforme Candinho, outro objetivo do Governo Municipal é criar uma cooperativa de materiais recicláveis para diminuir a quantidade de resíduos descartados. Além disso, mesmo com a construção do sistema de vala controlada, o prefeito informa que a Prefeitura pretende buscar parcerias com os municípios da região para construir um projeto que viabilize a construção de um Aterro Sanitário Consorciado.

“Um dos maiores desafios enfrentados atualmente pelos municípios está relacionado ao destino adequado do lixo. Não vamos medir esforços para implementar projetos que resolvam essa questão, proteja o meio ambiente e promova a qualidade de vida de todos”, destacou Candinho.

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade