Início Noticias Unidades de Saúde de Itambé realizaram ampla programação alusiva ao Novembro Azul

Unidades de Saúde de Itambé realizaram ampla programação alusiva ao Novembro Azul

Por Reginaldo Spínola

O Câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil. Levando em consideração a relevância desse tema, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Atenção Básica, realizou várias ações em alusão ao Novembro Azul e à importância do cuidado integral à Saúde do Homem. A programação aconteceu durante todo mês envolvendo as Equipes de Saúde da Família da sede, distritos e zona rural.

Durante as mobilizações, o público masculino teve acesso a consulta com urologista; coleta de exame PSA; palestras sobre câncer de próstata; teste rápido de Hepatite B, Hepatite C e Sífilis; avaliação de Saúde Bucal; roda de conversa com o tema “Quebrando tabus”; atualização do cartão de vacinação e do cartão SUS; atividade física com o profissional especializado; torneio de dominó; sorteio de brindes; além de distribuição de mimos para estimular o autocuidado.

Entre as Unidades Básicas de Saúde participantes estavam: Gerusa Alves, Felipe Achy, Valter Vilarinho, Sibéria Maciel, José Rucas Achy em Cassilândia, Manoel Antônio Vila Nova em São José do Colônia, e a USF Jorge Heine, que fechou a programação nesta terça-feira (30), com chave de ouro.

De acordo com as equipes organizadoras, as ações do Novembro Azul em Itambé tiveram como propósito ampliar a oferta dos serviços à comunidade e compartilhar informações sobre a prevenção do câncer de próstata, promovendo, desta forma, a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce.

Diante da ampla participação popular e do grande envolvimento dos profissionais de saúde, o secretário de Saúde, Valdeci Porto, avaliou de forma satisfatória a mobilização. “O empenho das nossas equipes e a participação da comunidade foram fundamentais para o sucesso do projeto. A nossa intenção foi reforçar o cuidado com a saúde masculina e divulgar os serviços que diariamente oferecemos em nossas unidades. A prevenção ao câncer de próstata e a outras doenças deve ser contínua”, ressaltou o secretário. // NovembroAzul

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade