Início Bahia Águas da barragem mineira ainda não chegaram em Itambé

Águas da barragem mineira ainda não chegaram em Itambé

Por Reginaldo Spínola

As águas do Rio Pardo, oriundas da barragem de Machado Mineiro, que fica entre os municípios de Ninheira e Águas Vermelhas (MG), ainda não chegaram em Itambé. Segundo as autoridades, o grande volume de água estava previsto para passar por Itambé a partir do fim da noite deste segunda-feira (27), entretanto, até às 13:00h, desta terça-feira (28), não foi registrado, ainda, aumento na vazão do Rio Pardo no trecho de Cândido Sales até Itambé, apesar de estar chovendo intensamente em toda região.

Após atingir o limite de 100% de capacidade de armazenamento, a barragem mineira teve comportas abertas para evitar rompimento das estruturas, o que causaria um desastre em proporções gigantescas.

Com isso, cerca de mais de 300m3 de água por segundo estão sendo liberados pela barragem no Rio Pardo, elevando o risco de inundação de áreas situadas próximas às margens do rio, em várias cidades, inclusive Itambé.

Com a possibilidade iminente, a prefeitura está alertando a população ribeirinha e próximas do rio para o grande perigo.

O rio está sendo monitorado pelas prefeituras de Itambé, Vitória da Conquista e de Cândido Sales.

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade