Início Bahia Governo minimiza desastre climático na Bahia

Governo minimiza desastre climático na Bahia

Por Reginaldo Spínola

O Brasil negou ajuda humanitária diante de uma catástrofe climática que pode ganhar maiores proporções na Bahia. O governo federal, por meio do Ministério das Relações Exteriores, recusou o pedido do governador do Estado, Rui Costa, para receber auxílio oferecido pela Argentina.

Depois de enfrentar três janelas de chuvas (termo técnico de duração do período) durante o mês, a Bahia contabiliza 132 cidades em estado de emergência, o que corresponde a quase um terço dos 417 municípios. Segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil baiana, há 37,3 mil pessoas desabrigadas e 91 mil abandonaram suas casas por estarem inundadas ou em situação de risco. Mais: 434 estão feridas e 24 mortas.

As consequências das chuvas são maiores se levarmos em conta que a população já estava sendo castigada com a crise econômica e com a pandemia.

Do litoral de Santa Catarina, onde passa o réveillon, o presidente Jair Bolsonaro explicou na quinta-feira 30, pelo Twitter, que as Forças Armadas já estão ajudando a população e, por isso, ele recusou o apoio argentino.

Enquanto isso, os climatologistas alertam que a situação pode se agravar, ainda que com chuva branda, uma vez que o solo dos municípios afetados está encharcado. Vale lembrar que, em 2011, a região serrana do Rio sofreu o que foi considerada na época a maior catástrofe climática brasileira. Morreram 918 pessoas em seis municípios devido à chuva que provocou alagamentos e deslizamentos. Em 2020, o local ainda passava por obras para evitar que desastres iguais se repitam.

A Argentina ofereceu dez profissionais especializados nas áreas de água, saneamento, logística e apoio psicossocial. Não é muito, mas toda ajuda seria bem-vinda. Muito, na verdade, é o desinteresse e o descaso de Jair Bolsonaro com o sofrimento das pessoas. Mais vez, ele é o que é: um mandatário que não possui o sentimento de empatia. // IstoE

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade