Início Bahia Ranking mantém Vitória da Conquista com o melhor saneamento do Norte/Nordeste

Ranking mantém Vitória da Conquista com o melhor saneamento do Norte/Nordeste

Por Reginaldo Spínola

De acordo com o Ranking Trata Brasil 2022, Vitória da Conquista está acima da média nacional tanto em abastecimento de água quanto em esgotamento sanitário. Os dados apontam que o fornecimento de água tratada chega a 99,40% das residências da sede municipal ante a média nacional de 93,35% e esgotamento sanitário alcança 92,66% frente ao índice de 50,75% no território nacional. No período de análise dos dados públicos pela ONG Trata Brasil, a Embasa forneceu 17,5 bilhões de litros de água e tratou cerca de 11 milhões de metros cúbicos de esgoto.

No quesito perdas de água na distribuição, Vitória da Conquista registrou 29,96%, índice abaixo da média nacional que é de 40,14% e da meta estabelecida no Contrato de Programa que foi de 31,9% para o ano de 2020. Em 2021 este mesmo indicador caiu para 28,10%. No geral, os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na cidade receberam a nota 8,73%, ocupando a 14ª posição entre os 100 maiores municípios do Brasil. O ranking também incluiu Salvador, Feira de Santana e Camaçari como municípios mais bem saneados do país.

O Ranking do Saneamento Básico é elaborado pelo Instituto Trata Brasil desde 2009, em parceria com a consultoria G.O. Associados, mesma empresa contratada pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista para consultoria e elaboração do Contrato de Programa assinado com a Embasa em 2020

Para o gerente regional da Embasa, Manoel Marques, a permanência do município como o mais bem saneado do Norte/Nordeste reflete a política de investimentos da empresa e os resultados positivos alcançados mostram que a empresa está no caminho certo. “Neste momento a Embasa está investindo cerca de R$280 milhões para ampliar a capacidade de produção e distribuição de água tratada com a construção da nova barragem do Catolé e a ampliação do sistema de abastecimento. Além disso, estamos realizando melhorias na estação de tratamento de esgoto para garantir que este equipamento siga sendo um dos mais modernos do Norte/Nordeste pelo método lodo ativado, comentou o gestor.

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade