Início Noticias Vigilância Sanitária de Itambé reforça ações educativas junto aos vendedores ambulantes de alimentos

Vigilância Sanitária de Itambé reforça ações educativas junto aos vendedores ambulantes de alimentos

Por Reginaldo Spínola

Para fortalecer as ações de proteção à saúde coletiva, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária Municipal, está realizando em Itambé uma série de abordagens educativas junto aos vendedores ambulantes de alimentos, incluindo os profissionais que atuam no período noturno, como também os consumidores, para que fiquem atentos às condições sanitárias e de conservação dos alimentos comercializados.

Conforme a coordenadora da Vigilância Sanitária, Mônica Vilarinho, são dois pontos que precisam ser observados: o manipulador dos alimentos e o local de preparo. “Sobre a pessoa que manipula os alimentos, a orientação é que este se apresente rigorosamente limpo: roupas, mãos, unhas. É importante destacar que o manuseio deve ser feito com luvas ou pegadores de alimentos”, alertou.

A coordenadora ainda orienta que o local de preparo e venda dos alimentos deve ser revestido de material lavável (fórmica, granito ou aço inox). Além disso, os alimentos “in natura” (carne, peixes, legumes, verduras) e molhos devem estar devidamente embalados e acondicionados em refrigeração até o momento de sua preparação ou consumo.

“Equipamentos e utensílios devem estar sempre limpos e protegidos de contaminação. O óleo utilizado para frituras deve ser renovado quando começar a escurecer. Os alimentos preparados e em exposição devem ser cobertos com tampas ou plástico transparente, protegidos contra insetos, poeira e outros. Cada carrinho, barraca ou trailer deve ter lixeira com saco plástico e tampa ao alcance do consumidor. Além disso, deve-se utilizar copos, pratos, talheres, canudos e guardanapos descartáveis. A maionese deve ser industrial e igualmente a outros molhos, deve ser acondicionada em recipientes próprios, mantida sob refrigeração” explicou a coordenadora.

Mônica Vilarinho ressalta que o consumidor também tem a responsabilidade de verificar as condições sanitárias dos alimentos e dos estabelecimentos, para fortalecer os cuidados com a sua saúde. “Mais informações, denúncias, alvarás, dentre outras demandas, entre em contato com a Vigilância Sanitária Municipal. Estamos sempre à disposição de toda comunidade”, lembrou a coordenadora. // PrefeituraDeItambe

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade