Início Brasil WhatsApp: Nova função é testada para combater fake News

WhatsApp: Nova função é testada para combater fake News

Por Reginaldo Spínola

Segundo o site WABetaInfo, o WhatsApp está tentando um novo recurso que visa combater a propagação de fake News e de mensagens com compartilhamento em massa, como aquelas de ‘bom dia’.

Recentemente, o aplicativo começou a identificar de forma automática as mensagens encaminhadas mais de quatro vezes, mesmo não conseguindo identificar seu conteúdo por conta da criptografia ponta a ponta.

Novo recurso

A funcionalidade está em fase de teste na versão beta do WhatsApp. O objetivo é combater a desinformação, impedindo o encaminhamento de uma mesma mensagem a vários grupos simultaneamente.

Atualmente o usuário consegue compartilhar uma mesma mensagem em até cinco grupos. No entanto, a intenção é reduzir esse limite para um, de modo que o usuário tenha que copiar a mensagem manualmente para realizar o encaminhamento.

De acordo com as informações, o limite que o recurso irá impor deve chegar para os usuários do mensageiro em breve. Todavia, o aplicativo deverá exibir a seguinte mensagem: “Mensagens encaminhadas só podem ser enviadas para um bate-papo em grupo”.

Em resumo, espera-se que o fato de que a pessoa precise repetir todo o processo de envio de mensagens manualmente desencoraja o comportamento de disseminação de fake News ou de conteúdos inconvenientes.

Conforme Hemerson Brandão, do site Gizmodo: “Ainda não há informações sobre quando a nova regra entrará em vigor, mas, é provável que ela esteja disponível antes de outubro, quando ocorre a eleição presidencial no Brasil”.

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade