Início Brasil CadÚnico tem novo aplicativo lançado e cadastro será online a partir de agora

CadÚnico tem novo aplicativo lançado e cadastro será online a partir de agora

Por Reginaldo Spínola

O Cadastro Único ganhou uma nova ferramenta de consulta e cadastro para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. O aplicativo do Cadúnico foi lançado na manhã desta quarta-feira, 30, durante a inauguração da Estação Cajupiranga em Parnamirim-RN. No evento estavam presentes o presidente Jair Bolsonaro e o Ministério da Cidadania, João Roma, que falou sobre a modernização do Cadastro Único.

O Cadúnico é utilizado pelo governo como uma base de dados para identificar a situação em que vivem as famílias de baixa renda do país, acompanhando informações como características dos domicílios, nível de escolaridade dos integrantes da família, situação de trabalho e renda familiar, entre outros.

Atualmente, a inscrição no Cadastro Único é a porta de entrada para as famílias em situação de vulnerabilidade se tornarem beneficiárias de mais de 28 programas sociais e iniciativas do governo federal, como o Auxílio Brasil, o programa Casa Verde e Amarela, o Auxílio Gás dos Brasileiros, entre outros.

Novo aplicativo do Cadúnico terá cadastro online

Essa é a primeira vez que o Cadastro Único recebe uma ferramenta exclusiva e completa com diversos serviços ligados ao cadastramento. Até então, as famílias que faziam parte da base de dados do governo federal só tinham a opção de realizar a consulta pelo CPF no site e aplicativo Meu Cadúnico.

Com a nova plataforma, outras funcionalidades estarão disponíveis como a consulta a todos os benefícios que a família recebe, um mapa georreferenciado indicando os pontos de atendimento mais próximos da família, a emissão do comprovante de cadastro e a possibilidade de realizar o auto-cadastramento no Cadúnico.

De acordo com o Ministério da Cidadania, o pré-cadastramento do Cadastro Único vai reduzir o tempo de espera nas unidades de atendimento, uma vez que a família já terá preenchido as principais informações pelo aplicativo e precisará passar somente pelo processo de avaliação complementar e confirmação dos dados.

O aplicativo do Cadastro Único já está disponível para celulares com sistema Android e para dispositivos iOS (iPhone).

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade