Início Brasil Conta de luz do Brasil é uma das mais caras do mundo

Conta de luz do Brasil é uma das mais caras do mundo

Por Reginaldo Spínola

Os brasileiros pagam cerca de R$ 12 bilhões por mês em tributos e subsídios na conta de luz, segundo dados da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia (Abrace). O levantamento aponta uma alta de 47% no valor dessas taxas e encargos ao longo dos últimos quatro anos.

Não à toa, o custo da energia no Brasil, em relação à renda per capita, é hoje o segundo maior do mundo, atrás somente da Colômbia, entre 33 países pesquisados. Ou seja, dentro do orçamento das famílias, o gasto com energia pesa mais para brasileiros do que para consumidores que vivem em economias com renda mais alta, como Estados Unidos e Canadá, e até mesmo entre aqueles que moram em países emergentes, como Chile e Turquia.

De acordo com a Abrace, apenas 53,5% do valor pago é usado para a geração, transmissão e distribuição da energia elétrica. Todo o resto é composto por taxas que bancam políticas públicas, subsídios, impostos e ineficiências do setor.

Uma parte da verba é destinada parra os segmentos rural e de irrigação, além de água, esgoto e saneamento. Na divisão dos gastos, a maior despesa é com a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Em 2022, esse setor deve receber R$ 28,8 bilhões.

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade