Com o intuito de promover e discutir a educação, tema central da Campanha da Fraternidade 2022 da CNBB; estudantes da Unidade Escolar Municipal Conveniada Gilberto Viana, encenaram pela primeira vez a Via-sacra para contar uma das celebrações mais fortes da Semana Santa.
Segundo afirmou Marbelly Mendes, Diretora da Escola; “a Via-sacra é uma oportunidade de fazer uma reflexão de vida e através da oração nos aproximarmos de Jesus promovendo o real significado da Páscoa. Através da encenação todos podemos reviver o passado e aplicar as lições de Cristo nos dias atuais. É preciso pensar a educação para além da escolarização”.
O espetáculo iniciou com a condenação de Jesus à morte por Pilatos. Após a flagelação e coroação de espinhos, foram encenadas as demais estações, passando pelo encontro de Jesus com Maria, a ajuda de Simão Cireneu e o carinho de Verônica. A cena da morte foi um dos pontos altos da representação. Jesus descido da cruz e colocado nos braços da mãe. Logo após, é levado ao sepulcro. Na 15ª e última estação, foi encenada a ressurreição com a ascensão de Jesus Cristo.
A Campanha da Fraternidade foi o eixo norteador já que propõe como tema: “Fraternidade e Educação” e o lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor”. Para dinamizar o espetáculo, foi inserido a cada estação um momento de reflexão pertinente ao tema realizada por professores, equipe disciplinar, equipe de apoio, pais, alunos, direção e coordenação pedagógica.
A coordenadora pedagógica, Ana Lúcia Bittencourt, salientou: “o objetivo principal, além de colocar arte na vida dos nossos alunos, é conduzí-los a uma reflexão sobre essa história que emociona toda à humanidade”.
Encenada pelos próprios alunos, a Via Sacra é um projeto interdisciplinar desenvolvido pelo professor Matheus Cerqueira, também ator, diretor e produtor de teatro. Com 33 alunos-atores (alusão a idade em que Cristo morreu), e mais de 15 figurantes, o elenco foi alternativo nas apresentações que ocorreram no jardim da escola na última quarta-feira [13] nos dois turnos às 10h e às 16h.
“A proposta da encenação foi promover um diálogo sobre a educação e formação do ser humano. Um momento de exaltação à fé e de renovar a esperança na volta à normalidade. Nossas tradições religiosas e culturais permaneceram inabaláveis e agora voltam com toda energia, criando um clima de grande expectativa no segmento da arte, educação e cultura”, destacou o proponente da encenação Matheus Cerqueira.
O Bando de Teatro da Escola percorreu todo o jardim do colégio, que tem demarcado às estações da Via-sacra; simbolizando o trajeto seguido por Jesus até o Calvário.
A encenação obteve uma excelente repercussão principalmente entre os pais. Em depoimentos após a apresentação o pai Bruno Lopes, que juntamente com outros pais acompanhou emocionado a encenação, pontuou que “o momento relembra o que Jesus sofreu, revivendo a passagem e idealizando o quanto Cristo padeceu por nós na cruz sem merecer, o quanto ele nos ama”.
Os alunos deram um show de atuação e de interação com os presentes, ressaltando a importância da fé e de Jesus Cristo em nossas vidas.
“Para nós, alunos do Gilberto Viana está sendo um momento muito especial”, destacou Víttor Gabriel Britto, estudante do 7º ano que viveu na encenação o papel de Jesus na sessão matutina.
Ao finalizar, a direção parabenizou a todos os envolvidos na promoção da encenação e enfatizou a proximidade que todos devemos ter com Jesus Cristo, deixando-o ‘ressuscitar’ em nossos corações.
2 Comentários
Lindo e emocionante esse espetáculo.
Parabéns a direção da Escola e aos alunos pela dedicação e excelente apresentação!!! Educação e disciplina sempre foram garantia de sucesso!
Comentários estão fechados.