Início Bahia Livro “Na sombra do tempo” será lançado no próximo dia 21 em Conquista

Livro “Na sombra do tempo” será lançado no próximo dia 21 em Conquista

Por Reginaldo Spínola

No próximo dia 21 de julho às 19:30, a Livraria Nobel, em Conquista, vai sediar o lançamento do livro “Na sombra do tempo”, da jovem escritora Francielle Cerqueira. Dividida em quatro capítulos, a obra reúne vinte e nove poemas, escritos entre os anos de 2020 e 2021. Nos textos selecionados, o eu-lírico tem uma forte tendência a valorizar a questão do tempo na perspectiva de conformar ou confrontar suas impressões cínicas, melancólicas ou entusiásticas.

De acordo com a escritora, “é nesse sentido que se percebe, em cada poema, a sombra do tempo recair sobre a consciência dos personagens, como forma de angustiá-los ou confortá-los, a depender das circunstâncias apresentadas”. Cerqueira ressalta que a sombra do tempo impulsiona a construção de variados sentimentos em nosso interior, mas consegue também servir como um instrumento para a interpretação de costumes e crenças que algumas vezes nos libertam e outras tantas nos aprisionam.

Ao longo do livro, quem lê poderá mergulhar no universo do eu-lírico, ao mesmo tempo em que pode assumir este lugar e ser carregado pelas emoções, a exemplo da alegria e da saudade. Ou ser transportado para dentro de situações e lugares que emergem nos versos como possibilidade do leitor se apropriar de um cotidiano que pode ser o dele. “O livro centra-se em uma noção de tempo, mas que não consegue se desvencilhar da noção de lugar, por entendermos que são dois elementos que ajudam a fundar e compreender quem somos”, esclarece Cerqueira.

Na sombra do tempo é a estreia da jovem Francielle Cerqueira nas Letras. Natural de Itambé, desde a infância as rimas, as histórias do povo e dos lugares, chamam a atenção da escritora que, aos sete anos, teve os primeiros contatos com os clássicos da literatura nacional, como Olavo de Bilac e Cora Carolina. Começou a escrever ainda pequena, de forma despretensiosa. Na adolescência, o gosto pela escrita foi deixado de lado, sendo resgatado nos últimos anos. Foi quando, Cerqueira se reconheceu: “enquanto escrevia esses poemas me dei conta de que aquela criança sabia mais da mulher que eu seria do que a adolescente que fui”.

Para ela, o lançamento do seu primeiro livro será a concretização de um ofício, que nasceu antes, de forma silenciosa, mas que agora, se torna oficial. Porém, este não deve ser o último: “quero seguir contando histórias, me aperfeiçoando e me prestando a isso”. Uma escolha que ela sabe não ser a das mais fáceis, tendo em vista a desvalorização às artes e à cultura no Brasil. “Sei que há grande menosprezo à literatura e, em especial, aos poemas, mas isso não deve ser empecilho a quem reconhece o seu valor e espera pelo leitor atento e curioso, que está com o livro em mãos”.

O que: Lançamento do Livro “Na sombra do tempo”

Quando: 21 de julho às 19:30

Onde: Livraria Nobel. Centro Empresarial Maria Helena, Av. Otávio Santos, 207 – Recreio, Vitória da Conquista – BA.

Você se interessou pela obra? O livro já pode ser adquirido através desse link: https://www.autografia.com.br/produto/na-sombra-do-tempo-poemas/

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade