Início Bahia Secretaria de Educação realiza formação para os professores do Atendimento Educacional Especializado

Secretaria de Educação realiza formação para os professores do Atendimento Educacional Especializado

Por Reginaldo Spínola

Dando continuidade às ações de formação continuada voltada aos professores da rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação, por intermédio da Coordenação de Educação Especial, realizou na última sexta-feira (26), um encontro com os professores que atuam nas salas do Atendimento Educacional Especial (AEE).

O principal tema trabalhado no evento foi o Plano de Desenvolvimento Individual – PDI. O PDI é um instrumento que permite aos professores compreender as dificuldades dos discentes para favorecer a escolarização e garantir a aprendizagem. De acordo com o professor Dori Oliveira, ministrante da palestra, o plano deve considerar as diferenças dos alunos, a fim de assegurar a igualdade de oportunidades e promover a educação inclusiva.

Além do PDI, durante o encontro, os professores puderam conhecer sobre a síndrome do X frágil e a síndrome Rubinstein – Taybi. A primeira é uma condição hereditária que determina alterações no desenvolvimento intelectual e no comportamento. Enquanto que a segunda é uma doença, até então pouco conhecida, que pode acometer meninos e meninas das raças branca e amarela. As principais características da anomalia são baixa estatura, nariz pontiagudo, orelhas ligeiramente deformadas, cabeça pequena, dentre outros sinais.

A coordenadora da Educação Especial, Zenália Rocha, organizadora do encontro, classificou o momento como uma oportunidade para que os professores ampliem seus horizontes a respeito  das peculiaridades que norteiam a educação especial e, em sala de aula, com os conhecimentos acumulados façam a diferença na vida dos estudantes.

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade