Início Bahia Itambé: Evento realizado no CEPI comemora o Dia Internacional dos Surdos

Itambé: Evento realizado no CEPI comemora o Dia Internacional dos Surdos

Por Reginaldo Spínola

No dia de sexta-feira, 30 de setembro de 2022, a cidade de Itambé-Ba, mergulhou profundamente na realidade que “não tá no retrato”. Dia de lançar luz e despertar um olhar mais atento para a comunidade surda. Dia de estar diante de uma Itambé mais inclusiva, profunda e cheia de acolhimento. Dia de refletir sobre a necessidade em sairmos na defesa dos nossos surdos com a firmeza da “casinha de tijolos”, da história infantil dos Três Porquinhos. Assim, o Colégio Estadual Polivalente de Itambé – CEPI, foi palco deste evento histórico comemorando o Setembro Azul, ou Setembro Surdo, um projeto idealizado e coordenado pela professora intérprete Carmem Teixeira, com a participação da comunidade surda de Itambé e Vitória da Conquista.

Toda a comunidade escolar e os alunos do Curso de Libras da cidade participaram do evento que teve como objetivo, conscientizar a todos sobre a importância de incluir os estudantes surdos; criar escolas bilíngue; fomentar o respeito à cultura surda e homenagear os cidadãos surdos dos municípios envolvidos no projeto.

26 de setembro é o dia nacional e, 30, o Dia Internacional dos Surdos. Para comemoração, foram convidados os seguintes palestrantes surdos: o professor de Letras/Libras, Murilo Rocha e sua filha Ana Júlia, que é CODA. Essa sigla é em inglês e significa “Childreen of Deaf Adults”, usada para identificar ouvintes de pais surdos.

A fisioterapeuta Rita de Cássia Ribeiro Rocha, que falou sobre a história do Setembro Azul e, para abrilhantar ainda mais a comemoração, a dançarina e aluna concluinte do ensino médio, Andressa Santos, fez uma apresentação que emocionou a todos os presentes. Foi uma manhã de muita alegria, aprendizado e, sobretudo, inclusão.

Compartilhe esse post com seus amigos

2 Comentários

Anônimo 21 de abril de 2023 - 07:57

Obrigado por compartilhar o evento, devido a minha correria, não me atentei a postagem. Em nome da comunidade surda Itambeense agradeço pela sua presteza em divulgar . Esse ano de 2023, se Deus permitir comemoraremos novamente em grande estilo.

Anônimo 1 de outubro de 2022 - 09:30

O evento foi maravilhoso ❤

Comentários estão fechados.

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade