Início Acidente Absurdo: Homem tem pernas amputadas após acidente, e hospital entrega membros à família em caixa de papelão

Absurdo: Homem tem pernas amputadas após acidente, e hospital entrega membros à família em caixa de papelão

Por Reginaldo Spínola

A família do pedreiro Deonir Teixeira da Paixão, 46, que teve as pernas amputadas após um acidente de motocicleta neste domingo (9), recebeu os membros do paciente em uma caixa de papelão entregue pela equipe do Hospital Regional de Paraíso do Tocantins.

Um recado que acompanhava a caixa descrevia os membros amputados. A família informou que foi chamada na unidade de saúde durante a noite para assinar um termo e ficar com os membros.

“O hospital nos entregou em mãos. Disseram que se a gente não recebesse para enterrar eles iriam descartar no lixo hospitalar. Não avisaram nada de que iriam enterrar ou incinerar tudo direitinho”, disse uma sobrinha do paciente, que preferiu não ser identificada.

Aproveitaram da fragilidade do filho, do irmão, que acabaram de passar por uma situação muito grave. Muito constrangedor isso aqui.”

Em casos de amputação, a unidade hospitalar deve informar a família do paciente sobre a necessidade do procedimento e oferecer a escolha de levar os membros ou deixar o descarte a cargo do serviço de saúde. É o que explica uma nota da Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins.

O órgão informou ainda que houve falha na comunicação sobre o descarte dos membros e lamentou a situação. Disse que, embora a empresa seja responsável pelo descarte, “a equipe multiprofissional não soube explicar o trâmite à família, que decidiu levar os membros”.

Deonir estava em uma motocicleta com a namorada quando sofreu um acidente na entrada da cidade. Ele perdeu uma das pernas ainda no local, e a outra precisou ser amputada no hospital.

A família decidiu procurar uma funerária da cidade, mas o estabelecimento não sabia como proceder.

“O funcionário que foi lá tinha 14 anos de serviço e disse que isso nunca tinha acontecido. [Disse] que quando entregam o membro eles pegam no necrotério”, disse a sobrinha da vítima.

“O filho que recebeu o material está em estado de choque. Chamamos a funerária porque não sabíamos o que fazer. Receber o resto de uma pessoa e enterrar no fundo de um quintal? Era 30% do corpo dele. As duas pernas inteiras”, disse a familiar.

Por causa da gravidade no estado de saúde, o homem foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Geral de Palmas (HGP).

Os membros foram levados ao Cemitério de Paraíso do Tocantins na manhã desta segunda-feira (10), mas não foram enterrados por causa da ausência de documentos exigidos para um sepultamento.

g1

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade