Início Bahia Roda de Conversa e grande caminhada reforçaram a importância do Setembro Amarelo

Roda de Conversa e grande caminhada reforçaram a importância do Setembro Amarelo

Por Reginaldo Spínola

Em alusão ao Setembro Amarelo, campanha pela valorização da vida, nos dias 29 e 30 de setembro, a Prefeitura de Itambé, através da Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou uma Roda de Conversa sobre prevenção ao suicídio e uma grande caminhada pelas ruas da cidade.

A programação envolveu a parceria da Diretoria de Alta e Média Complexidade e da Proteção Social Especial (PSE). A palestra aconteceu na Câmara de Vereadores reunindo autoridades municipais, profissionais de saúde, usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), equipes de várias Secretarias Municipais e representantes da sociedade em geral.

Entre os participantes estavam o secretário de Saúde, Valdeci Porto; a secretária de Educação Mailza Nunes; o presidente do Legislativo, Paulo Rucas; o delegado, Dr. Márcio Allan; a representante do Ministério Público, Sheila Cristiane Oliveira; a subsecretária de Assistência Social, Marcela Oliveira; o coordenador da PSE, Francisco Lopes Júnior; a diretora de Média e Alta Complexidade, Priscila Guedes; a diretora da Vigilância em Saúde, Ercélia Batista; o psicanalista, André Meira; o médico psiquiatra, Dr. Maurício Cajazeiras; e os psicólogos, Silvio Silva, Tamires Brito e Roselene.

As discussões abordaram, entre outros assuntos, a necessidade da identificação precoce do problema ou causa do sofrimento que possa levar um indivíduo ao suicídio, além de discutir a importância do respeito, do acolhimento e da atuação da família.

Na oportunidade, os profissionais também falaram sobre o papel dos serviços de Saúde e de Assistência Social no tratamento e acompanhamento de pacientes, destacando que, no município de Itambé, a Saúde Mental tem sido priorizada através do trabalho e compromisso da equipe multidisciplinar do CAPS.

Um dos momentos mais emocionantes da programação foi a apresentação realizada pelos usuários do CAPS. Diante da ampla participação do poder público e da comunidade, e da qualidade das discussões, os organizadores avaliaram a palestra e a caminhada de forma bastante positiva.

 

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade