Uma parceria entre as Secretarias Municipais de Assistência Social e de Saúde realizou, durante o mês de novembro, várias atividades no CRAS Felipe Achy. A programação contou com uma ação de Saúde Bucal voltada a crianças e adolescentes, e com orientações relacionadas ao Movimento Novembro Azul, em prol da saúde do homem.
As ações de Saúde Bucal aconteceram nos dias 22 e 23 de novembro. No primeiro dia, o atendimento contemplou o público de 3 a 6 anos de idade e, no segundo dia, o público de 7 a 14. O momento contou com a participação da odontóloga Catarine Achy que, com muita descontração, apresentou aos pequenos a importância da escovação adequada dos dentes. Também foram distribuídos kits de higiene bucal e aplicação de flúor.
A ação do Novembro Azul aconteceu no dia 23 e teve a participação do especialista em Psicologia da Saúde, Silvio Silva, que atuou como mediador de uma roda de conversa. A programação contou com o suporte dos Agentes de Saúde da UBS Felipe Achy e do Educador Físico, Cleiton Gois, além de toda a equipe CRAS.
Na oportunidade, foram apresentados os principais riscos da descoberta tardia do câncer de próstata e como o diagnóstico precoce pode salvar vidas. Foram esclarecidos questionamentos dos homens presentes e compartilhados depoimentos emocionantes dos convidados.
Após a roda de conversa, os homens participaram de um almoço promovido pela Secretaria de Assistência Social. O momento contou com a presença da Secretária de Assistência Social, Rose Bittencourt; da Secretária de Educação, Mailza Soares; do secretário de Administração, Edmilson Nery; e demais representantes da SEMAS.
A diretora do CRAS, Miriam Pachêco, avaliou de forma positiva a programação: “Foi um momento muito proveitoso, no qual pudemos observar o interesse dos homens em saber mais sobre o assunto. A participação dos convidados surpreendeu a toda a equipe organizadora. Foi possível pontuar também alguns aspectos importantes que, na perspectiva dos usuários, podem contribuir para o diagnóstico precoce do câncer de próstata em nosso território que serão avaliados pelos agentes em debates posteriores”.
Ascom PMI
