Início Bahia Bahia registra casos da subvariante BQ.1 do coronavírus, diz Sesab

Bahia registra casos da subvariante BQ.1 do coronavírus, diz Sesab

Por Reginaldo Spínola

A BQ.1, nova subvariante do coronavírus, foi identificada em cidades baianas pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA). A informação foi divulgada pela Secretaria da Saúde (Sesab) neste sábado (26).

De acordo com a secretaria, a linhagem BQ.1 foi identificada em 41 das 128 amostras coletadas entre os meses de outubro e novembro.

Os materiais que continham a subvariante são provenientes dos municípios de Salvador, Candeias, Conceição do Coité, Dias D’Ávila, Euclides da Cunha, Ilhéus, Lauro de Freitas, Mairi, Porto Seguro, Ruy Barbosa, São Sebastião do Passé e Simões Filho. Ainda segundo o órgão, os casos de Covid-19 aumentaram nestes municípios.

Não há informações sobre o estado de saúde dos pacientes.

Para escolha das amostras para o sequenciamento e análise, foram adotados como critérios suspeitas e/ou contatos de variantes de preocupação e variantes de interesse informados pela vigilância; surtos, tripulantes de navio, casos que evoluíram para óbitos; casos de Covid-19 que se agravaram rapidamente; amostras com alta carga viral; além de pacientes com diagnóstico positivo para SARS-CoV-2 com histórico de viagem para região de circulação de variantes de atenção.

Casos em Ilhéus

Na sexta-feira (25), a prefeitura de Ilhéus, no sul da Bahia, já havia emitido um comunicado confirmando a circulação da variante na cidade. De acordo com o documento, dois casos foram detectados e os pacientes tiveram o início dos sintomas no dia 6 de novembro.

Apesar de ambos residirem no mesmo bairro, a prefeitura informou que os casos não têm relação. Não há informações sobre as idades, nem sobre o estado de saúde dos pacientes.

A órgão municipal também ressaltou o aumento percentual de 482 % de casos de Covid-19 na última semana. Na quinta-feira, 134 pacientes estavam ativos com a doença.

g1

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade