O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou, nesta sexta-feira (16), a diplomação dos 107 políticos eleitos pela Bahia nas Eleições Gerais de 2022. Além do governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) e vice, senador e suplentes, 63 deputados estaduais e 39 federais se tornaram aptos para exercerem seus respectivos cargos a partir do dia 1° de janeiro. A solenidade aconteceu no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador.
A diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral e, com o ato, os candidatos eleitos se habilitam ao exercício do mandato. A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições.
Durante o evento, o presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Maynard Frank, ressaltou a importância da atuação dos baianos frente às urnas eletrônicas. “Quero agradecer a todos os eleitores baianos que votaram não só de forma consciente e de acordo com a sua vontade, mas também respeitando as diferenças”, pontuou.
O desembargador também falou das fake news disseminadas sobre as urnas eletrônicas durante o período das eleições. Segundo ele, foram enfrentadas com rigor as ameaças geradas pela disseminação de notícias falsas sobre a veracidade do processo eleitoral brasileiro.
