Início Bahia Prefeitura de Itambé realiza capacitação de servidores para implantação do SIAFIC

Prefeitura de Itambé realiza capacitação de servidores para implantação do SIAFIC

Por Reginaldo Spínola

Nos dias 12 e 13 de dezembro, a Prefeitura de Itambé está promovendo a avaliação e a implementação do Plano de Ação do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (SIAFIC).

Realizado na Câmara de Vereadores, o encontro é direcionado às equipes técnicas dos Poderes Executivo e Legislativo, tendo como palestrante o Dr. Marcus Vinícius Passos de Oliveira. Na abertura do evento, estavam presentes o prefeito Candinho Araújo, vereadores e secretários municipais.

Durante a capacitação, estão sendo apresentadas as metodologias de trabalho e cronogramas das etapas para treinamento e implantação do sistema, em observância às exigências dos órgãos fiscalizadores.

Implementado pelo Decreto Federal nº 10.540/2020, o SIAFIC é um sistema único e integrado de contabilidade que tem por finalidade registrar atos e fatos relacionados com a administração orçamentária, financeira e patrimonial, englobando o conjunto de rotinas, procedimentos e requisitos ao funcionamento dos setores.

Conforme o prefeito Candinho, o SIAFIC vai oportunizar a realização de uma prestação de contas diária. “A comunidade vai poder acompanhar como estão sendo gastos os recursos do nosso município. Além disso, a capacitação é uma forma de instruir os nossos servidores, para que todo esse conhecimento gerado traga bons frutos para a municipalidade”, destacou.

Para o presidente do Legislativo, Paulo Rucas, a implantação do sistema vai assegurar a transparência frente à gestão fiscal das entidades. De acordo com ele, a integração dos sistemas traz maior facilidade de operação e realização de processos, auxiliando na organização e padronização e, consequentemente, na tomada de decisão por parte da gestão pública.

Ascom PMI

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade