Início Bahia Itambé alcança o 1º lugar no ranking regional do Programa Previne Brasil 

Itambé alcança o 1º lugar no ranking regional do Programa Previne Brasil 

Por Reginaldo Spínola

A Saúde de Itambé mais uma vez se destaca no âmbito regional e, entre os doze Municípios que compõem o Núcleo de Itapetinga, alcança a primeira posição no ranking do Programa Previne Brasil, no Indicador Sintético Final (ISF).

Conforme os dados apresentados, o Município atingiu 9,45 pontos no resultado dos indicadores do terceiro quadrimestre de 2022. A nível estadual, Itambé também é referência, ocupando a 53ª posição entre os 417 municípios baianos.

A nota foi divulgada na última sexta-feira (27) pelo Ministério da Saúde, através do EGestor, um sistema de acesso à informação do Sistema Único de Saúde (SUS), e mensura o desempenho dos municípios brasileiros. Dentro do cálculo, as melhores performances ganham destaque nas oficinas de financiamento da Atenção Primária em Saúde (APS).

“Isso demonstra que todo o esforço que temos feito junto as equipes de saúde do nosso município vem surtindo efeito, sendo importante destacar que o aumento da nossa pontuação vai além de números, pois representa para nós melhorias na oferta do serviço de saúde prestado à nossa população”, destacou o Secretário de Saúde, Valdeci Porto.

De acordo com o secretário, o Programa Previne Brasil, instituído em 2019 pelo Governo Federal, possui sete indicadores de saúde que são considerados para efeito de financiamento de parte das ações da Atenção Primária do SUS. Na prática, eles refletem a melhoria da qualidade da assistência em saúde da população.

O resultado foi comemorado pela Diretoria da Atenção Básica de Itambé, uma vez que, para alcançar esse resultado, a atual gestão investiu em várias ações, entre elas, a capacitação de todos os membros das Equipes de Saúde da Família, além de investimentos na Atenção Básica e a reorganização da Rede de Atenção em Saúde.

O Previne Brasil tem como princípio aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

Importante ressaltar ainda que a Diretoria da Atenção Básica monitora constantemente os resultados, propondo intervenções e ações para qualificar ainda mais os trabalhos executados.

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade