Início Brasil Avaliação negativa do governo Lula alcança 86% do mercado, diz Quaest

Avaliação negativa do governo Lula alcança 86% do mercado, diz Quaest

Por Reginaldo Spínola

A terceira gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem recebido críticas contundentes do mercado financeiro, com 86% dos entrevistados o avaliando de forma negativa, enquanto apenas 2% consideram sua gestão como positiva. Os dados são resultado de uma pesquisa realizada pelo instituto Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (10). O levantamento contou com a participação de 92 entrevistados de fundos de investimento sediados em São Paulo e no Rio de Janeiro, no período de 4 a 8 de maio.

Apesar da avaliação negativa ainda prevalecer, houve uma leve queda em comparação com a pesquisa anterior realizada pelo instituto em março. Naquela ocasião, a avaliação negativa atingia 90%, sem percentual positivo, e a avaliação regular era de 10%. Agora, 12% dos entrevistados consideram a gestão de Lula como regular.

Ao serem questionados sobre a atuação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, 37% dos entrevistados o avaliaram de forma negativa, mesma proporção dos que o consideram como gestão regular. Já 26% acreditam que Haddad tem desempenhado um trabalho positivo. Em comparação com a pesquisa anterior, a avaliação positiva de Haddad mais que dobrou (anteriormente em 10%), enquanto a avaliação regular caiu de 52% para 37%, e a negativa teve uma leve redução de 1 ponto percentual.

No que diz respeito à capacidade do governo de aprovar sua agenda no Congresso Nacional, a maioria dos entrevistados (51%) considera essa capacidade como regular (em comparação com 47% em março), seguida por 39% que a avaliam como baixa, um aumento em relação aos dados anteriores (que estavam em 20%). Apenas 10% dos agentes do mercado consideram alta a capacidade do governo de obter aprovação nas duas Casas, em comparação com os 33% da pesquisa anterior.

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade