O adolescente Henzo Cristiano Lacerda Nascimento, de 13 anos, morreu durante uma corrida do Campeonato Paranaense de Mountain Bike XCO 2023.
Segundo nota oficial da Federação Paranaense de Ciclismo, o jovem atleta teve um mal súbito durante a prova, que foi realizada no domingo (27) em Manoel Ribas, na região central do estado.
A Polícia Civil (PC-PR) afirmou que não está investigando a morte porque não houve indícios de crime. Em contato com o g1, o pai de Henzo, Cristiano Nascimento, confirmou que o menino teve um mal súbito e sofreu uma parada cardíaca.
Cristiano era um dos organizadores da competição. Dias antes, ele publicou nas redes sociais um vídeo do filho convidando outros jovens a participarem da competição. Veja imagem acima.
De acordo com a federação, Henzo disputava a categoria infanto-juvenil do campeonato e era o atual segundo colocado do ranking paranaense de MTB XCO.
O adolescente integrava um projeto esportivo desenvolvido pelo pai: o Projeto Nascimento Mountain Bike, voltado a crianças e jovens com mais de 7 anos que moram em Manoel Ribas.
De acordo com a Secretaria de Esporte de Arapongas, cidade do norte do Paraná que teve competidores participando da prova, a morte de Henzo causou forte comoção entre os atletas.
“Henzo sempre foi um menino de destaque, excelente no que fazia e apaixonado pelo mundo do Mountain Bike. Ele representou Manoel Ribas em várias competições, trazendo medalhas e troféus para a sua cidade. […] Fica aqui nossa homenagem a este jovem atleta que tinha um futuro brilhante pela frente”, disse o órgão.