Início Bahia Construção da Barragem do Catolé está paralisada. Obra está apenas com 22% do cronograma concluído

Construção da Barragem do Catolé está paralisada. Obra está apenas com 22% do cronograma concluído

Por Reginaldo Spínola

A obra de construção da Barragem do Catolé, no município de Barra do Choça está paralisada. O assunto foi destaque no programa Brasil Notícias, na Rádio Brasil FM, na nesta sexta-feira (4) e repercutiu na cidade. Isso porque a Barragem do catolé é um importante equipamento que promete ajudar no abastecimento de água em Vitória da Conquista, Tremedal e Belo Campo. O objetivo é garantir a segurança hídrica por 30 anos.

O serviço foi iniciado em setembro de 2019 com previsão para ser concluída em 33 meses. A obra é executada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) e investimento de R$210 milhões provenientes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com contrapartida do Tesouro do Governo Estadual.

Em nota enviada pelo Blog do Sena, a Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia (Secom) confirmou que a obra está paralisada. Segundo a pasta, “o retardo deve-se à paralisação na execução do cronograma da construção pela empresa Coesa Construções e Montagem”.

Ainda de acordo com a nota, a Secom informou que a” Embasa notificou essa construtora, no dia 21 de julho, e está concluindo a análise dos motivos apresentados por ela para adotar as medidas contratuais cabíveis visando garantir a conclusão da obra”.

Atualmente, segundo a Secom, obra está com 22,6% do cronograma concluído. A barragem do Catolé fica no sentido da confluência do Rio Catolé com o Ribeirão Água Fria, formando o Rio Catolé Grande. O equipamento possibilitará o armazenamento de 23,4 bilhões de litros de água, volume quatro vezes maior do que a capacidade de armazenamento da barragem de Água Fria II.

O reservatório ocupará uma área total de drenagem da bacia hidrográfica de 761 quilômetros quadrados de espelho d’água de 160 hectares, com altura do vertedouro de 53 metros e volume máximo normal de 23,73 bilhões de litros (23,73 hectômetros cúbicos) e vazão regularizada de 670 litros por segundo.

Veja a seguir a nota na íntegra:

Embasa informa que tem feito todos os esforços para retomar as obras da Barragem do Catolé, equipamento essencial para o sistema integrado de abastecimento público de água tratada em Vitória da Conquista, Tremedal e Belo Campo.

O retardo deve-se à paralisação na execução do cronograma da construção pela empresa Coesa Construções e Montagem. A Embasa notificou essa construtora, no dia 21 de julho, e está concluindo a análise dos motivos apresentados por ela para adotar as medidas contratuais cabíveis visando garantir a conclusão da obra.

Atualmente, a obra está com 22,6% do cronograma concluído.”

Blog do Sena

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade