O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) vai investigar as circunstâncias das mortes de 19 pessoas ocorridas durante confrontos entre policiais e suspeitos nos municípios de Salvador, Camaçari e Itatim, entre a última sexta-feira (28) e ontem (31). A decisão foi divulgada pelo órgão nesta terça-feira (01).
As investigações foram discutidas por representantes do órgão na manhã de hoje e foi decidido que serão conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp), em conjunto com os promotores de Justiça criminais das respectivas comarcas.
O MP-BA também acompanhará o andamento dos inquéritos policiais instaurados na Polícia Civil para apuração dos fatos.
Relembre os Casos
Na cidade de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (RMS), sete suspeitos de integrarem a facção criminosa BDM morreram durante uma ação policial na última sexta-feira (28).
A troca de tiros aconteceu na localidade de Jauá e os baleados chegaram a ser socorridos ao Hospital Menandro de Faria, em Lauro de Freitas, mas não resistiram aos ferimentos. Na ocorrência, foram apreendidos uma submetralhadora e quatro pistolas, um revólver e uma grande quantidade de drogas.
Outros oito suspeitos de envolvimentos com crimes morreram após tiroteio com policiais militares, na zona rural de Itatim, cidade a cerca de 214 km de Salvador. Segundo a PM, a equipe recebeu informações de que diversos homens armados e com grande quantidade de drogas estavam na região conhecida como Morro do Tigre, no último domingo (30).
Os policiais foram checar a informação e teriam sido recebidos a tiros. Com o grupo, foi encontrado uma submetralhadora, duas espingardas, uma carabina, três pistolas e dois revólveres. Além das armas, a polícia encontrou 284 gramas de cocaína, 133 papelotes de cocaína e 50 gramas de maconha. A ocorrência foi registrada na delegacia de Itaberaba.
O caso mais recente aconteceu na tarde desta segunda-feira (31), em Cosme de Farias, bairro de Salvador. A Polícia Militar informou que, durante o patrulhamento nas imediações da Rua Jaguarari, localizada no bairro, um grupo de homens armados atirou contra os militares.
Após o confronto, quatro suspeitos baleados foram encaminhados ao Hospital Geral do Estado, mas não resistiram. Com os homens, foram encontrados uma metralhadora, três pistolas, cinco carregadores (um deles alongado), munições, maconha e crack. Nenhum policial foi ferido.