Início Bahia Bahia tem 8 cidades entre as 10 com menor umidade no país nas últimas 24h

Bahia tem 8 cidades entre as 10 com menor umidade no país nas últimas 24h

Por Reginaldo Spínola

A Bahia tem oito das dez cidades com menores taxas de umidade nas últimas 24 horas. Quatro das cidades baianas com menor taxa de umidade estão no Oeste do estado. A informação foi divulgada nesta terça-feira (28) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Alguns municípios registraram 11%, caso de Ibotirama, no Oeste; e Piatã, na Chapada Diamantina, as maiores taxas do país, respectivamente.

O índice de 11% é considerado como desértico pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O nível ideal gira em torno de 60%. Só para se ter ideia, o Deserto do Saara, na África, tem em média 12% de umidade relativa do ar. Segundo o G1, a terceira cidade baiana com menor taxa de umidade é Remanso, no Sertão do São Francisco, com 13%.

Depois, vem Brumado, no Sudoeste, com 14%. Em seguida, aparece Santa Rita de Cássia, no Oeste, com 15% de umidade. A lista tem ainda Irecê, no Centro Norte, com 16%; Barreiras, no Extremo Oeste, com 18%; e Formosa do Rio Preto, na mesma região, também com 18% de umidade.

De acordo com o Inpe, a baixa umidade na Bahia resulta de um sistema de baixa pressão atmosférica provocado por um vórtice ciclônico de altos níveis, que aproxima a massa de ar seco para as áreas que ficam mais próxima de seu centro.

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade