Durante as escavações da construtora MRV em São Luís, no Maranhão, foram encontrados quarenta e três esqueletos humanos no terreno. Estão sendo erguidos no bairro maranhense Vicente Fialho alguns condomínios residenciais populares do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.
A construtora contratou os serviços da empresa W Lage Arqueologia, que encontrou cerca de 100 mil fragmentos com valor histórico durante o trabalho de pesquisa e escavação arqueológica. Dentre os objetos, estão: cerâmicas, ferramentas de pedra, carvão, ossos e conchas decoradas.
Além da importância implícita desses materiais, as datações [preliminares] realizadas oferecem novos panoramas inéditos para a arqueologia do Maranhão e, consequentemente, do Brasil”, afirmou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ao g1.
De acordo com análises preliminares, os esqueletos podem pertencer a homens e mulheres fortes e de baixa estatura que habitaram o Brasil há milhares de anos. Os trabalhos arqueológicos acontecem desde 2019, sob a coordenação do arqueólogo Wellington Lage. O terreno onde foi achado as ossadas deve abrigar 4 condomínios.