A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, iniciou nesta semana, em Itambé, uma operação de bloqueio contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya, através da ação de pulverização com bombas costais. O objetivo da ação é combater o mosquito, conforme monitoramento dos casos suspeitos e confirmados na sede.
O trabalho está sendo executado pela Equipe de Combate a Endemias e segue percorrendo todos os bairros da cidade. Para garantir a eficácia da intervenção, a Vigilância Epidemiológica destaca que é importante que os moradores fiquem atentos e colaborem, mantendo as portas e janelas de suas residências abertas quando a operação estiver sendo realizada.
A pulverização do produto cumpre os protocolos regulamentados pelo Ministério da Saúde. A ação é mais uma ferramenta na luta contra o mosquito e se torna uma aliada a outras estratégias realizadas periodicamente pela Equipe de Combate a Endemias.
Paralelo a esse trabalho, a Equipe de Endemias segue realizando, em oficinas e borracharias, a operação de recolhimento de pneus armazenados inadequadamente ou descartados de forma irregular.