Início Bahia MPF cobra medidas para salvar ruínas da 1ª igreja do Brasil em Porto Seguro

MPF cobra medidas para salvar ruínas da 1ª igreja do Brasil em Porto Seguro

Por Reginaldo Spínola

Após a abertura de inquérito para investigar a possível omissão da prefeitura de Porto Seguro na preservação de patrimônio histórico, referente à preservação de ruínas da primeira igreja do Brasil, localizada no interior do loteamento Outeiro da Glória, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou que em 30 dias o município adote uma série de medidas já determinadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Conforme reportagem do Bahia Notícias, parceiro de conteúdo do Radar News, a área em questão está inserida no Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do município de Porto Seguro, tombado pelo Iphan em 1º de março de 1974.

Segundo o instituto, a construção da igreja foi iniciada por dois franciscanos e utilizada para catequizar indígenas que viviam na região a partir de 1503, possibilitando o aparecimento da primitiva Aldeia de Santa Cruz.

Neste prazo de um mês, o procurador da República, Fernando Zelada, recomenda que o prefeito Jânio Natal (PL) adote as seguintes medidas:

– Manutenção das cercas metálicas ao redor do terreno, inclusive na borda da encosta; Substituição da placa informativa no acesso ao sítio;

– Limpeza e serviços de conservação da coluna de pedra remanescente, a serem realizados por profissional especializado;

– Melhorias nas circulações de pedestres;

– Limpeza do terreno;

– Retirada/poda de mato;

– Plantio de grama

O MPF solicitou que dentro de 10 dias sejam enviadas informações quanto ao acatamento ou não da recomendação. Em caso de omissão da adoção das medidas recomendadas, o órgão sinaliza a possibilidade de aplicação de sanções administrativas e ações judiciais “contra os que se mantiverem inertes e que poderão, ainda, vir a ser responsabilizados por eventuais prejuízos ao meio ambiente”.

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade