Na manhã desta quarta-feira (12), a Prefeitura de Itambé, através da Secretaria Municipal de Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde realizaram a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”.
O evento aconteceu no Auditório da UEMC Gilberto Viana e reuniu representantes do poder público e da sociedade civil, onde juntos, dialogaram e elaboraram proposições para construção de políticas públicas voltadas ao fortalecimento dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre os participantes, estava a secretária de Saúde, Verônica Coelho; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Lícia Gama; o secretário de Administração, Paulo Robério Carvalho; a secretária de Educação, Mailza Nunes; a secretária de Assistência Social, Marcela Oliveira; o representante do Núcleo Regional de Saúde, Derival Santos; a assessora da Secretaria de Saúde, Ceres Neide Costa; a coordenadora do SAMU 192, Amanda Fernandes; a coordenadora da Central de Regulação Municipal, Clícia Dias; e a assistente social, Adriana Fernandes.
A programação contou com os pronunciamentos das autoridades, momento cívico e momento de reflexão, apresentação dos alunos da UEMC Gilberto Viana, leitura e aprovação do Regimento Interno, seguida da palestra magna ministrada pelo representante do Núcleo Regional de Saúde.
A programação seguiu com a análise dos eixos: Democracia e Equidade na Gestão do Trabalho e Educação em Saúde; Trabalho Digno e Seguro no SUS – Agenda Estratégica para o Futuro; e Educação para o Desenvolvimento do Trabalho e Cuidado das Pessoas no SUS.
Após o debate, as propostas foram elaboradas, apresentadas e votadas. O evento foi finalizado com a eleição dos delegados que representarão o Município de Itambé na Conferencia Estadual da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, prevista para acontecer em agosto.