m meio a Operação Falsas Promessas, a Polícia Civil da Bahia deflagrou na manhã desta quinta-feira (5), desarticulando uma complexa organização criminosa responsável pela lavagem de aproximadamente meio bilhão de reais provenientes do tráfico de drogas. Na Bahia resultou na prisão de 14 pessoas e no cumprimento de 26 mandados de busca e apreensão em diversos estados.
A investigação, que durou cerca de um ano, revelou que a organização criminosa estabeleceu uma rede de empresas de fachada para ocultar a origem ilícita do dinheiro.
No estado da Bahia a Operação Falsas Promessas foi realizada em Salvador, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, Juazeiro. Os criminosos utilizavam a influência de contraventores e a estratégia de marketing nas redes sociais para dar aparência de legalidade às suas atividades.
Entre os bens apreendidos estão veículos de luxo, lanchas, motos aquáticas, roupas de grife, relógios e imóveis, no total avaliado em meio bilhão de reais.
O líder da organização, Sueliton de Almeida Coelho, foi morto em confronto com a polícia durante a operação. Ele era considerado uma das principais lideranças do tráfico de drogas no bairro do Nordeste de Amaralina.
A operação, além de desarticular a organização criminosa, demonstra a eficiência da Polícia Civil na luta contra o crime organizado e a lavagem de dinheiro. A ação contou com o apoio de equipes das Polícias Civis de Goiás e do Ceará