Início Bahia TSE confirma elegibilidade de Sheila Lemos, eleita prefeita de Vitória da Conquista

TSE confirma elegibilidade de Sheila Lemos, eleita prefeita de Vitória da Conquista

Por Reginaldo Spínola

Em decisão publicada nesta terça-feira (19/11), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu o registro de candidatura da prefeita Sheila Lemos, garantindo sua participação e vitória nas Eleições 2024 para o cargo de prefeita de Vitória da Conquista. A decisão reverteu o indeferimento inicial do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que havia considerado a candidatura inelegível.

O caso girava em torno da substituição da mãe da prefeita, Irma Lemos, que ocupou o cargo de prefeita por 13 dias em dezembro de 2020, durante o mandato como vice-prefeita (2017-2020). O TRE-BA entendeu que essa substituição configurava um terceiro mandato consecutivo do mesmo grupo familiar, o que violaria a Constituição. No entanto, o TSE discordou desse entendimento.

Segundo o relator, ministro André Ramos Tavares, a substituição da mãe da candidata ocorreu fora dos seis meses anteriores à eleição e teve caráter temporário e excepcional, motivada por questões de saúde do então prefeito. O tribunal concluiu que essa situação não configurava inelegibilidade reflexa.

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade