No último domingo (16/02), o motorista de uma carreta foi flagrado desrespeitando a Lei do descanso, um fator de alto risco para a segurança viária. O flagrante ocorreu durante fiscalização da Operação Sinergia em trecho do município de Vitória da Conquista (BA).
Os PRFs deram ordem de parada a um caminhão com placas do Tocantins. A equipe fez a abordagem de praxe e perguntou ao motorista se ele portava alguma droga para se manter acordado. O homem negou. Foi realizada uma vistoria na cabine do caminhão e os PRFs encontraram comprimidos de rebite sem registro na Anvisa.
A droga à base de anfetamina estimula o sistema nervoso central e é utilizada geralmente por profissionais do volante para inibir o sono e se manter acordado por longas horas durante a viagem.
Em continuidade à fiscalização detalhada, foi solicitado ao motorista o disco do tacógrafo, através do qual foi possível verificar que ele havia descansado apenas 180 minutos nas últimas 24 horas.
De acordo com a legislação, a cada cinco horas e meia de direção, o condutor precisa descansar por 30 minutos. E a cada período de 24 horas, o motorista deve descansar por 11 horas.
Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência e o condutor se comprometeu a comparecer para responder em juízo, quando intimado para responder por sua conduta de acordo com o que prevê no art. 28 da Lei 11.343/2006.
