Início Administração Pública INSS passa a exigir biometria para liberar novos empréstimos consignados

INSS passa a exigir biometria para liberar novos empréstimos consignados

Por Reginaldo Spínola

A partir desta sexta-feira (23), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) só poderão contratar novos empréstimos consignados mediante a realização de biometria — por reconhecimento facial ou digital — no aplicativo Meu INSS. A nova exigência também vale para refinanciamentos e portabilidade de crédito.

A medida, publicada no Diário Oficial da União e assinada pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, busca reforçar a segurança nas operações de crédito e prevenir fraudes. Segundo o órgão, a biometria permitirá mapear vulnerabilidades operacionais e aplicar melhorias nos processos.

A nova regra vale para todos os segurados, inclusive aqueles com benefícios concedidos antes de abril de 2019, quando a biometria já era exigida para novos benefícios.

Como ativar a biometria no Meu INSS

Para utilizar a nova função de verificação, é necessário:

  • Acessar o aplicativo Meu INSS;
  • Fazer login com CPF e senha do gov.br;
  • Clicar no ícone “Meu Perfil”;
  • Selecionar a opção “Biometria” no menu;
  • Ativar a biometria no dispositivo, escolhendo entre reconhecimento facial ou impressão digital, e seguir as instruções.

O sistema vai comparar as informações biométricas com bases de dados oficiais do governo federal, garantindo que apenas o titular do benefício autorize a operação.

Como desbloquear o empréstimo

Desde 8 de maio, por determinação do presidente do INSS e do Tribunal de Contas da União (TCU), todos os beneficiários estão com os empréstimos consignados bloqueados por padrão. Para desbloquear:

  • Acesse o aplicativo Meu INSS;
  • Faça login com CPF e senha do gov.br;
  • No campo de busca, digite “Empréstimo”;
  • Clique em “Bloqueio/Desbloqueio de Benefício Para Empréstimo”;
  • Siga as instruções até a etapa de validação biométrica.
  • Após a autenticação, o sistema informará o prazo para que o benefício esteja apto a receber descontos de crédito consignado.

O que é o empréstimo consignado do INSS

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo voltada a aposentados e pensionistas, cujas parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento. Isso costuma garantir taxas de juros mais baixas em comparação a outras formas de crédito, devido ao menor risco de inadimplência.

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade