
No início da manhã desta quarta-feira (16), forças de segurança do estado da Bahia deflagraram a Operação Parabellum, uma ação conjunta coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) Bahia, com apoio das Polícias Militar e Civil. O alvo da operação foi uma organização criminosa responsável por uma série de homicídios e pelo tráfico de drogas na região de Jequié, no sudoeste baiano. Sete homens foram presos e um morreu após um confronto com policiais.
De acordo com a SSP-BA, mais de 80 policiais, entre unidades especializadas e ordinárias, participaram da operação, cumprindo mandados de prisão preventiva, temporária e de busca e apreensão em diversos pontos da cidade. Foram apreendidos na operação: dois revólveres, munições, porções de drogas e celulares.
A ação tem como objetivo principal desarticular o grupo que vinha mantendo a população local em constante estado de medo.
A operação faz parte de uma investigação que durou meses e contou com o trabalho de inteligência e monitoramento de movimentações criminosas. As autoridades acreditam que a prisão dos principais envolvidos vá impactar diretamente na redução da violência na região. Qualquer informação que possa contribuir com as investigações pode ser repassada de forma anônima pelo 181 (Disque Denúncia), canal que garante sigilo absoluto ao informante.
