
Uma criança de 10 anos foi transferida de Jequié para Salvador após ser diagnosticada com meningite bacteriana. O paciente é estudante de uma escola municipal, e precisou ser encaminhada para a capital da Bahia onde está em acompanhamento médico.
Em nota divulgada na manhã deste sábado, 30, a Secretaria de Saúde de Jequié, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, aponta que não há indícios de surto da doença em Jequié ou na região, e reforça que a situação está sob controle, não havendo motivos para alarme.
A meningite bacteriana tipo B, causada pela bactéria Neisseria meningitidis do sorogrupo B, é uma infecção grave das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A transmissão ocorre, principalmente, por meio do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
A vacina para meningite bacteriana tipo B não está disponível na rede SUS e a prevenção inclui medidas simples de higiene, como lavar as mãos com frequência, evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal, manter os ambientes limpos, arejados e bem ventilados e evitar contato próximo com pessoas doentes.
Segundo a nota, colegas e demais pessoas com quem a criança teve contato prolongado, já estão passando por profilaxia, conforme nota técnica do Ministério da Saúde, e seguirão em monitoramento.
