O Sebrae está realizando o programa Cidade Empreendedora no Sudoeste baiano, que visa turbinar a gestão pública e as lideranças locais contribuindo com o desenvolvimento aperfeiçoando as políticas públicas com ações direcionadas para o setor da economia. Para que isso seja possível, o projeto forma um comitê gestor local para construir um Plano Municipal de Desenvolvimento dos Pequenos Negócios (PMD).
O comitê possui cinco eixos de atuação e cada um contará com capacitações e consultorias para o município, melhorando os processos da prefeitura, criando um ambiente mais favorável para o empreendimento. Os eixos trabalhados no projeto são: Desburocratização, Energia, Gestão Municipal, Educação Empreendedora e Compras públicas.
Serão nove os municípios envolvidos no Cidade Empreendedora este ano: Barra do Choça, Caculé, Condeúba, Guanambi, Itagibá, Itororó, Jequié, Licínio de Almeida e Maracás. Ainda no mês de maio, serão iniciadas as consultorias, que darão suporte para as prefeituras desenvolverem um ambiente favorável aos negócios.
O primeiro passo do programa é o mapeamento das oportunidades que existem no município, orientando os empreendedores a direcionar seus investimentos. Depois, em conjunto com a prefeitura e outras instituições, o Sebrae atua para regularização e abertura de empresas. Além disso, existe o estímulo para capacitações, compras públicas voltadas para empresas locais, desenvolvimento do olhar empreendedor e outras ações que visam contribuir com o crescimento de todos envolvidos.
O programa Cidade Empreendedora ciclo 2019 tem duração até junho de 2020. Para outras informações sobre o projeto, os interessados devem contatar a agência do Sebrae em Vitória da Conquista, localizada na Rua Coronel Gugé, 221, Centro.