Início Bahia Divulgado o gabarito oficial do concurso da PM-BA; Veja aqui

Divulgado o gabarito oficial do concurso da PM-BA; Veja aqui

Por Reginaldo Spínola

A organizadora do concurso, IBFC, divulgou os gabaritos preliminares oficiais das provas nesta segunda-feira, 20 de janeiro, por meio de sua página do concurso. Clique nos links abaixo.

 Gabarito Preliminar – Aluno Soldado – Corpo de Bombeiro Militar da Bahia – (20/01/2020)

 Gabarito Preliminar – Aluno Soldado – Polícia Militar da Bahia – (20/01/2020)

 

O prazo para recursos contra os gabaritos e questões da prova será de 2 dias, unicamente por meio de formulário do site do IBFC.

As provas objetiva e de redação ocorreram nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba.

As provas do concurso chegaram a ser suspensas por decisão judicial na semana passada publicada pela desembargadora Dinalva Gomes Laranjeira Pimentel. Ainda assim, a decisão não afetou a realização das provas, realizadas normalmente no domingo (19). O julgamento da ação ocorrerá nos próximos meses.

Segundo informações da organização, a seleção teve abstenção média de 20,67%. Dos 112,3 mil inscritos, 89 mil compareceram aos locais e 23 mil desistiram de participar do certame.

Das 1.000 vagas para Soldado PM, 900 são para homens e 100 para mulheres; já nos Bombeiros são 207 para candidatos do sexo masculino e 43 para mulheres. Há ainda reserva de 377 vagas para os candidatos negros, conforme lei estadual.

O concurso teve prova objetiva com 80 questões, envolvendo conteúdos de Conhecimentos gerais e específicos.

O edital de abertura do concurso informa que somente serão corrigidas as redações dos melhores classificados em até 3 vezes o número de vagas ofertadas por região de classificação.

Requisitos do Soldado

Para assumir o cargo, a exigência é ter escolaridade de ensino médio completo, idade entre 18 e 30 anos, altura mínima de 1,60m para homens e de 1,55m para mulheres, além de carteira de habilitação categoria “B”, entre outros requisitos. Veja o edital completo.

Durante a realização do curso de formação, o aprovado recebe remuneração de RS 998,00, passando para R$ 3.410,68 depois da formação. A jornada de trabalho da função é de 40 horas por semana.

Cronograma do concurso PMBA

  • 19/01/2020 – Aplicação da Provas Objetiva e Discursiva.
  • 20/01/2020 – Divulgação dos gabaritos e das questões
  • 21 e 22/01/2020 – Prazo para interposição de recursos quanto às questões e gabaritos
  • 12/02/2020 – Divulgação no site do IBFC do resultado dos recursos
  • 12/02/2020 – Publicação no Diário Oficial do resultado provisório da 1ª Etapa
  • 12 a 14/02/2020 – Vista da Folha de Respostas da 1ª Etapa
  • 11/03/2020 – Publicação no Diário Oficial do resultado definitivo da 1ª Etapa: Provas Objetivas e do resultado provisório da 2ª Etapa: Prova Discursiva.
  • 11 a 13/03/2020 – Vista da 2ª Etapa: Prova Discursiva no site do IBFC.
  • 12 e 13/03/2020 – Prazo para interposição de recursos quanto ao resultado da 2ª Etapa: Prova Discursiva
  • 27/03/2020 – Publicação no Diário Oficial do Estado do resultado definitivo da 2ª Etapa e convocação para aferição da veracidade da autodeclaração dos candidatos Negros.
  • 04 e/ou 05/04/2020 – Realização da aferição dos candidatos Negros.
  • 09/04/2020 – Resultado provisório da aferição dos candidatos Negros.
  • 13/04/2020 – Prazo para interposição de recurso, quanto ao resultado provisório da aferição
  • 29/04/2020 – Publicação do Resultado Final e da Homologação.
Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade