Com protocolos de prevenção à Covid-19, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) atende diariamente no circuito de exames práticos de direção, na sede do órgão, na Avenida ACM, em Salvador, aproximadamente 150 candidatos à primeira carteira de habilitação (CNH). Neste mês, antes das provas, eles participam de ação educativa do Maio Amarelo, movimento pela redução no número de acidentes nas vias.
O Detran-BA oferece orientações sobre os riscos ao volante e as recentes mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A nova lei trouxe a ampliação da validade da CNH para 10 anos, o aumento no limite da pontuação na carteira para 40 pontos, maior rigor na punição da Lei Seca e regras que reforçam a segurança de crianças e ciclistas, entre outras medidas.
O candidato Júlio Oliveira, de 20 anos, aprovou a iniciativa. “Serve como estímulo para eu relembrar o que foi ensinado na autoescola e terei que aplicar durante os exames. Estou ligado no Maio Amarelo. Assim que eu tiver a minha CNH, prometo praticar o respeito e a responsabilidade no trânsito, como pede o tema da campanha”.
O departamento também colocou na fachada da sede iluminação especial em tom amarelo e promove nas redes sociais mensagens de conscientização sobre o perigo de acidentes. “Mesmo com as restrições da pandemia, não deixamos de disseminar a proposta do Maio Amarelo, que é salvar vidas. Queremos envolver toda a sociedade na luta para evitar que milhares de pessoas continuem morrendo nas vias”, ressaltou o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran-BA, Ítalo Nunes. // Ascom / Detran-BA