Com o tema “Consolidando o Sistema Estadual de ATER”, a Prefeitura de Itambé, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) realizaram na última sexta-feira (30), a II Conferência Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) na Agricultura Familiar e Reforma Agrária.
A programação aconteceu no Centro Social Urbano (CSU) e reuniu agentes públicos, técnicos, conselheiros municipais, dirigentes, representantes de entidades, movimentos e organizações sociais que atuam na promoção do desenvolvimento rural. Um dos objetivos foi debater as estratégias e ações prioritárias para promover o acesso à ATER pública e com qualidade, através da gestão e do controle social.
O encontro contou com a presença do vice-prefeito, secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, e presidente do CMDS, Bruno Lopes, que fez a abertura e a leitura do Regimento Interno; da secretária de Assistência Social, Rose Araújo; da secretária de Educação, Mailza Soares; do secretário de Saúde, Valdeci Porto; da vereadora, Ivana Lopes; do secretário do CMDS Cláudio Cunha; da diretora do CSU Letícia Chiachio; e da presidente da Associação do Vale Santa Maria e Articuladora da Rede mulher, Joelma Chaves.
As discussões e encaminhamentos foram norteados por três eixos fundamentais de debate. O primeiro eixo tratou do Sistema Nacional de ATER, fortalecimento Institucional, Financiamento e Monitoramento dos Serviços; o segundo abordou a ATER e as Políticas Públicas para o Fortalecimento e Efetividade Produtiva da Agricultura Familiar; e o terceiro eixo, que foi o tema da palestra magna conduzida pelo engenheiro ambiental e professor Carlos Leôncio, debateu a Agroecologia, Ambiente e Alimentos.
Durante os pronunciamentos, as autoridades presentes foram unânimes ao destacar a importância do diálogo entre poder público e sociedade civil na implementação de políticas públicas que visem investimentos no setor rural e, consequentemente, na qualidade dos alimentos produzidos que chegam à mesa das famílias e na alimentação escolar. Para o secretário Bruno Lopes, o propósito foi buscar a execução de ações eficientes, que promovam a inserção de agricultores nas políticas públicas e inclusão social das famílias do campo.
Após a divisão dos eixos temáticos por grupos, as proposições debatidas e aprovadas pelos participantes foram colocadas em um relatório, que será apresentado na Conferência Territorial e, posteriormente, na Conferência Estadual de ATER na Agricultura Familiar e Reforma Agrária. // Ascom PMI