O saltador olímpico Ian Matos faleceu aos 32 anos de idade, na terça-feira (21), após quase um mês internado no Rio de Janeiro. O atleta deu entrada em uma unidade hospitalar para tratar uma infecção de garganta, no entanto, a bactéria desceu para o esôfago e depois para o pulmão.
Nascido em Muaná, no interior do Pará, ele despontou em sua modalidade ainda bem jovem quando se destacou no Campeonato Pan-Americano Junior de 2003 e no Campeonato Mundial Junior de 2004. Após mudar-se para Brasília, o rapaz garantiu classificação para os Jogos Sul-Americanos de 2010.
Ian também se classificou para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019, além de integrar a seleção brasileira em Campeonatos Mundiais de Esportes Aquáticos, Copas do Mundo, Campeonatos Sul-Americanos e nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Em nota de pesar, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) se solidarizou à família e aos amigos de Ian Matos, agradecendo “pela amizade, companheirismo e dedicação à modalidade”. // BahiaNoAr